A cerca de 50 km de São Paulo, Mogi das Cruzes situa-se no coração do Alto Tietê, rio que corta todo o município de leste a oeste. Apresenta uma população superior a 400 mil habitantes, caracterizada por uma classe jovem e um crescimento populacional acentuado.
Após a capital, Mogi das Cruzes é o maior município em área da Grande São Paulo. Seus limites expandem-se desde os municípios do Alto Tietê, até o litoral paulista, como Bertioga e Santos, faz divisa com a cidade de Santo André.
História
A região tem uma história rica que remonta ao período pré-colonial, foi inicialmente habitada pelos índios tamoios e guaianases até a chegadas dos bandeirantes portugueses liderados por Braz Cubas em 1560, é um dos municípios mais antigos do estado de São Paulo. Em 1611, a vila de Mogi das Cruzes foi oficialmente fundada pelo bandeirante Gaspar Vaz sob o nome de "Vila de Sant'Ana das Cruzes de Mogy Mirim", sendo um dos primeiros povoados do interior paulista. Inicialmente, a cidade foi um ponto estratégico para a exploração do interior do Brasil, graças à sua localização entre o litoral e o planalto. Ao longo dos séculos, Mogi das Cruzes desenvolveu-se como um importante centro agrícola, com destaque para a produção de arroz, frutas e hortaliças. Durante o ciclo do café, com a chegada da ferrovia no século XIX, a cidade experimentou um rápido crescimento industrial e populacional, se consolidou como um importante polo agrícola e comercial, com destaque para a produção cafeeira. Atualmente, Mogi das Cruzes é conhecida por sua diversificada economia, combinando agricultura, indústria e serviços. A cidade também se destaca por seu patrimônio histórico, cultural e natural, incluindo igrejas centenárias, festividades tradicionais e áreas de preservação ambiental. Mogi das Cruzes continua a se desenvolver, mantendo um equilíbrio entre modernidade e tradição, um destino atrativo para turistas e visitantes que desejam conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura paulista.
Mogi é uma cidade que vive em plena harmonia. São pessoas de diferentes raças, cores, crenças e religiões, respeitando um ao outro e fazendo de Mogi uma cidade singular para viver.
Pessoas que se orgulham em fazer parte da comunidade e construir diariamente um lugar melhor para se viver. A hospitalidade do mogiano e o carinho pela cidade são marcas registradas.
São diversas áreas com vegetação nativa, além dos parques e áreas de preservação ambiental que permitem o contato próximo com a fauna e flora da região.
Criada em 1956, a bandeira de Mogi das Cruzes tem as cores da bandeira do Estado de São Paulo, além do azul, que representa o céu da cidade.
Mogi das Cruzes
Trilhas e rotas
Aventura
Natureza e aventura
Mogi é solo fértil para os amantes e praticantes de esportes de aventura. A cidade conta com diversas trilhas off Road, por onde se aventuram grupos de jipeiros, ciclistas, praticantes de corrida rústica e de montanha. Outros esportes radicais praticados na cidade são o vôo livre de paraglider ou parapente a partir do Pico do Urubu, que dá vista para a Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba, as cidades do Alto Tietê e também a Serra do Mar e também a canoagem, em especial no Rio Itatinga, no Parque das Neblinas.